
A AMATRA1 tem acompanhado rumores envolvendo uma suposta fusão da Justiça do Trabalho com a Justiça Federal, ideia que reputa esdrúxula e despropositada. Ressalta a inexistência de iniciativa dos Poderes Judiciário e Legislativo nesse sentido, e – como não poderia deixar de ser, haja vista o disposto no inciso II, do art. 2º de seu estatuto - repudia qualquer movimento com o objetivo de enfraquecer a Justiça do Trabalho e seus membros.
Embora considere o tema inoportuno, pois rende ensejo a boatos que somente enfraquecem a Justiça do Trabalho, a AMATRA1 esclarece que estará presente no evento “Justiça do Trabalho e Justiça Federal: juntas?”, a ser realizado em 26 de julho, no Centro Cultural Justiça Federal, porque não se furta ao debate e entende necessária tal presença justamente para representar voz de defesa da Justiça do Trabalho.
A AMATRA1, por fim, reitera ser absolutamente contrária à alteração na atual organização da Justiça do Trabalho, que há décadas presta um serviço de excelência aos cidadãos brasileiros, equilibrando as relações entre capital e trabalho.
Ronaldo da Silva Callado
Presidente da AMATRA1