02 de outubro de 2012 . 00:00

Amatra1 participa do encerramento da atuação do Graco na 47ª VT

 

A presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, participou, na segunda-feira (01/10), do encerramento oficial das ações do Grupo de Apoio Correicional às Varas do Trabalho (Graco) na 47ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. O apoio serviu para auxiliar na implementação do e-Sec, programa de informática desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação, para auxiliar no novo modelo de organização de processos nas Secretarias de Varas do Trabalho, proposto pela Diretoria-Geral do Tribunal.

O Graco permaneceu por 11 meses na unidade, que foi escolhida como Vara piloto para receber o e-Sec, sistema que deve ser instalado, em seguida, na Vara de Itaboraí. Segundo o diretor-geral do Tribunal, José Márcio da Silva Almeida, ao final de outubro o programa poderá ser disponibilizado também para as demais Varas.

Agilidade no Atendimento

 

De acordo com o novo modelo de organização das Secretarias, os processos não precisam mais ser separados em gavetas divididas por tarefas a serem cumpridas, sendo organizados em sequência numérica única, independentemente do próximo passo a ser dado, o que tende a facilitar as buscas, inclusive para o atendimento no balcão, já que todos os autos só poderão ser guardados em um único local.

 


Os servidores da Vara, em conjunto com os do Graco, receberam os agradecimentos da juíza Titular Rosângela
Kraus de Oliveira, que reforçou o trabalho em equipe realizado

 


Sobre o e-Sec

O sistema e-Sec vai otimizar a tarefa de localização de processos dentro das Secretarias das Varas do Trabalho. Com o auxílio do sistema, será possível gerar relatórios para identificar as atividades pendentes, com data de proferição do despacho do juiz. Os servidores poderão, por exemplo, gerar uma relação de todos os processos com prazos vencidos há 30 dias, ou localizar e acessar todos os processos com alvará para ser expedido. De posse dessa relação, será possível localizar os autos rapidamente, já que estarão armazenados em sequência única.

O sistema apresenta ainda outras vantagens, como a possibilidade de acompanhamento remoto das atividades pendentes e a desnecessidade de elaborar relatórios manuais. A adoção do novo modelo é opcional, mas caso a Secretaria da Vara não o adote, o e-Sec pode ser utilizado mesmo com a organização atual da Vara.

Também estiveram presentes a presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, que conduziu a apresentação do e-Sec; o juiz Subtituto Flávio Alves Pereira; Roberto Fernando Nóbrega, diretor da Secretaria da Corregedoria Regional; Leonardo Bollentini, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação; e o advogado José Luis Campos Xavier, presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas.

Veja, abaixo, as fotos da Secretaria da 47ª VT antes e depois do novo modelo de organização:

 

++ Com informações da Ascom do TRT/RJ

 

 

 

 

< VOLTAR