02 de maio de 2024 . 16:31

Associados da AMATRA1 participam do 21º Conamat em Foz do Iguaçu

A AMATRA1 marcou presença no 21º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), iniciado nesta quarta-feira (1), em Foz do Iguaçu (PR). Membros da diretoria e associados estiveram na solenidade de abertura e vão contribuir com em palestras de diversos painéis temáticos do evento.

A presidenta, Daniela Muller, a 1ª vice-presidenta, Patrícia Lampert e o ex-presidente da AMATRA1 Ronaldo Callado estiveram na abertura do evento. Alguns associados serão presidentes de mesa em painéis e conferencistas na programação.

A desembargadora Sayonara Grillo falou no painel “Competência da Justiça do Trabalho”, nesta quinta-feira (2), em mesa composta ainda por Oscar Vilhena Vieira, diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito); Ana Frazão, advogada e professora de Direito da Universidade de Brasília (UnB); e Silvana Abramo Ariano, desembargadora Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - SP. Sayonara destacou a importância e a eficiência da Justiça do Trabalho e ressaltou a centralidade da questão do acesso à Justiça.

“A Justiça do Trabalho é aquela mais acessível, a mais eficaz, a mais produtiva. Não estou aqui aderindo a uma lógica de pensar Judiciário a partir de eficiência econômica, mas a partir de uma ideia de amplo acesso para garantia dos direitos. Recentemente, nós atingimos uma taxa de informalidade de 38,7% no trimestre, cuja informalidade se traduz, sabemos nós, em muitas ilegalidades, a de não reconhecimento do vínculo. Isso é nossa realidade”, disse a magistrada na palestra. 

Desembargadora Sayonara Grillo no painel “Competência da Justiça do Trabalho” 

Outros associados da AMATRA1 participarão como presidentes das mesas dos painéis. Na tarde desta quinta-feira (2), o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Alexandre de Souza Agra Belmonte estará à frente da mesa no painel “Transformações tecnológicas e a gestão judiciária: desafios para a magistratura”, enquanto a juíza auxiliar do Tribunal Superior do Trabalho Adriana Meireles Melonio presidirá o painel “Justiça do Trabalho e sociedade”. Já na tarde de sexta-feira (3), a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Roberta Ferme assumirá a presidência da mesa durante a conferência “Direitos Humanos e a autoridade das sentenças da Corte Interamericana”.

O juiz João Renda Leal Fernandes vai lançar dois livros durante o congresso. “O Mito EUA - um país sem direitos trabalhistas?” é uma atualização abrangente de questões relacionadas ao Direito do Trabalho nos Estados Unidos. O “Glossário jurídico-trabalhista português-inglês / inglês-português”, foi elaborado em colaboração com o professor norte-americano Gus Cochran.

“Estou bastante feliz de poder lançar os livros também nesse ambiente fantástico, de tanta troca de ideias, experiências e informações que reúne colegas de todo o Brasil. Espero que os livros possam ser úteis para combater muita desinformação disseminada a respeito do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho”, comentou o magistrado.

O evento, que vai até o dia 4 de maio, conta com a presença de especialistas e autoridades do meio jurídico e proporciona um ambiente para a troca de experiências e a construção de soluções para os desafios enfrentados pela Justiça do Trabalho no Brasil.

Foto: Solenidade de abertura/Anamatra.

Leia mais: Presidente do TRT-1 visita Fórum da Gomes Freire em busca de aproximação com o 1º grau

AMATRA1 celebra Dia do Juiz do Trabalho, em meio a ataques

SP promove primeira desembargadora por paridade de gênero no país < VOLTAR