06 de novembro de 2012 . 00:00

Magistrados da 1ª Região paralisarão atividades nos dias 07 e 08 de novembro

Os magistrados da Justiça do Trabalho de todo o país, juntamente com os magistrados federais, paralisarão suas atividades nos dias 07 e 08 de novembro, conforme deliberações tomadas no âmbito da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). A paralisação faz parte do ato de protesto “Semana sem Conciliação”, que ocorre entre os dias 07 e 14 do mesmo mês. A Amatra1 está apoiando o movimento.

No Rio de Janeiro, no dia 07, haverá concentração de magistrados na frente do Fórum da Rua do Lavradio, para distribuição de material gráfico à população, explicando os motivos daquele ato. No dia seguinte, a ação será no saguão do Tribunal Regional Federal, seguido de uma reunião para discussões sobre a pauta remuneratória da magistratura da União. Paralelo a isso, os magistrados foram orientados a não homologarem acordos até o dia 14, quando termina a Semana de Conciliação do CNJ.

A mobilização faz parte da luta por uma remuneração justa, uma vez que a magistratura sofreu perdas remuneratórias na ordem de 28,86%, desde 2005, quando foi implantado o subsídio em parcela única.  Desde 2005, os juízes da União tiveram apenas 9% de reposição salarial. Os atos serão, além de uma demonstração da mobilização dos juízes, um momento para a reflexão e o debate na busca de uma saída para o impasse estabelecido. A ideia é chamar a atenção da sociedade, do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal para a necessidade premente de defesa  das prerrogativas da magistratura.

 

 

 

< VOLTAR