A iniciativa foi organizada pela Diretoria Social da AMATRA1 a partir de sugestão da juíza Astrid Brito. A guia de turismo Fernanda Duarte conduziu o grupo.

A juíza aposentada Cléa Couto considerou enriquecedor o passeio pela cidade, que lhe proporcionou uma visão detalhada da história carioca.
“Tivemos uma manhã muito proveitosa de grande aprendizado. Achei o passeio maravilhoso. Por meio de ‘A Cartomante’, que serviu de base para o nosso tour, Fernanda nos deu uma aula de história pelo Centro da cidade do Rio de Janeiro”, disse a magistrada.
O Encontro Literário reuniu associados da AMATRA1, como os desembargadores Gustavo Tadeu Alkmim, Carina Bicalho e Raquel Maciel; as juízas aposentadas Cléa Couto e Miriam Valle; e as juízas Gabriela Canellas, Glaucia Gomes, Rita Ligiero, Astrid Brito, Nélie Perbeils e Rossana Novaes (1ª Diretora Social).

Foram visitados o Largo da Carioca, a Rua da Guarda Velha (atual Avenida 13 de Maio), a Rua dos Barbonos (Rua Evaristo da Veiga) e a antiga Rua das Mangueiras. A visita também incluiu a Casa de Machado de Assis, na Lapa.
O Encontro Literário é um projeto em que Fernanda Duarte explora a cultura, a história e a literatura de uma cidade por meio da análise de obras e visitas a locais importantes.
Foto de capa: Membros da AMATRA1 no Largo da Carioca.
Leia mais: Primeiro curso da EMATRA1 aborda padronização de pesquisa patrimonial
Mulher é resgatada após duas décadas de trabalho análogo à escravidão
Primeiro juiz cego do Trabalho em 1ª instância tomará posse nesta sexta (26)