Notícias

Paixão pelo carnaval: Astrid Britto canta no coral do bloco Sargento Pimenta

Paixão pelo carnaval: Astrid Britto canta no coral do bloco Sargento Pimenta
Astrid Britto no Carnaval de 2025/Arquivo pessoal

Em busca de equilíbrio e bem-estar, magistrada passou a cantar em bloco e já participou de desfiles para milhares de pessoas  

Ao encontrar na música uma forma de bem-estar e de mudança de rotina no fim de 2022, Astrid Britto acabou estreando — e permanecendo — no Carnaval do Rio. Desde 2023, a juíza aposentada faz parte do Coral do Bloco do Sargento Pimenta, um dos mais conhecidos da cidade, e participa dos animados desfiles, que já reinterpretaram canções dos Beatles para multidões no Aterro do Flamengo.

A descoberta da folia como descompressão para intensa jornada de trabalho começou há três anos e, desde que o bloco surgiu na vida de Astrid, tudo ficou mais leve. Ela chegou ao Sargento Pimenta a partir de buscas na internet e aderiu ao corpo fixo do cortejo logo depois do primeiro ensaio. 

“Logo no ensaio experimental, fui recebida por um grupo animado, acolhedor e cheio de energia positiva. A identificação foi imediata, e me inscrevi definitivamente. Não à toa, o ditado faz todo sentido: ‘quem canta seus males espanta’. Quando direcionamos nossa atenção — essa espécie de lanterna interna — para algo que nos dá prazer, as preocupações perdem espaço. A música tem exatamente esse poder transformador”, afirmou.

WhatsApp_Image_2026-01-25_at_12.23.20_2.jpeg

Astrid Britto com o Coral do Bloco Sargento Pimenta

O ingresso no coral antecedeu a descoberta de que o grupo participa ativamente dos desfiles do bloco durante o Carnaval. No início de 2023, Astrid recebeu o convite para participar de uma apresentação especial no desfile do Sargento Pimenta, experiência que marcou sua estreia no carnaval de rua como integrante de um coral em apresentação pública de grande porte. “Foi então que vivi algo que jamais havia imaginado: cantar com o Coral, ao lado da bateria do Sargento Pimenta, durante o desfile de Carnaval do Rio de Janeiro”, recorda.

Durante o desfile de 2023, o coral interpretou canções como “Yesterday” e “In My Life” para um público estimado em cerca de 500 mil pessoas. Astrid descreveu o impacto do momento, que ficará para sempre na memória, diante da dimensão do público e da experiência de interação coletiva. “A emoção de subir ao palco e cantar para um público de 500 mil pessoas é simplesmente indescritível”, diz, acrescentando que a multidão acompanhou todas as músicas do repertório. 

O Bloco do Sargento Pimenta, criado em 2010, construiu sua identidade a partir da fusão do repertório dos Beatles com gêneros tradicionais da música brasileira, como samba, maracatu e marchinhas. Ao longo dos anos, o bloco se firmou entre os mais divertidos e disputados da folia carioca, com um espaço de convivência intergeracional. O sucesso foi tanto que ganhou projeção cultural, mencionado em reportagens de veículos estrangeiros sobre o carnaval carioca, com destaque para seu estilo contemporâneo. 

Além da proposta musical baseada nos Beatles, o bloco passou a homenagear, a cada edição, nomes centrais da música popular brasileira. Nos últimos anos, fizeram carnavais dedicados a nomes como Milton Nascimento, Elis Regina e Rita Lee — esta última com direito à fusão com o setlist  da banda inglesa, sob o tema “Rita in the Sky With Diamonds”. Astrid sempre desfila caracterizada com fantasias de acordo com os temas escolhidos, acompanhando a proposta estética do bloco.

O Coral do Bloco do Sargento Pimenta foi criado há sete anos.  Sob a coordenação de Leandro Donner e Marcelo Saboya, o grupo realiza ensaios semanais no Humaitá, sempre aberto ao ingresso de novos integrantes interessados em canto coletivo e ao repertório ligado aos Beatles e a outros clássicos do período.

Em 2026, o Sargento Pimenta prestará homenagem a Cássia Eller, com desfile marcado para 16 de fevereiro, às 10h, no Aterro do Flamengo, na altura do Monumento aos Pracinhas. Astrid Britto já confirmou mais uma participação no coral. O Carnaval deste ano acontece oficialmente de 13 a 22 de fevereiro, período que concentra os principais blocos e eventos da folia no Rio.

Leia mais: Astrid Britto celebra conquistas femininas na despedida da magistratura

Ato Público no TRT-1 marca campanha contra trabalho infantil no Carnaval

TRT-1 e Prefeitura criam espaço para filhos de ambulantes no Carnaval