Notícias

Escola Judicial abre inscrições até dia 1º para custear Enajun

Escola Judicial abre inscrições até dia 1º para custear Enajun
Divulgação/STJ

Ejud1 vai selecionar até dez representantes do TRT-1 para o encontro nacional que debate vivências negras no Sistema de Justiça

A Escola Judicial do TRT-1 está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (1º), às 8h, para selecionar e custear a participação de até dez magistrados e servidores no 8º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros. Organizado pela Enfam, o evento, no auditório do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, em  9 de dezembro, será uma oportunidade única para debater justiça, identidade e pertencimento a partir das vivências negras no Sistema de Justiça.

A iniciativa integra o Edital 52 da Ejud1, que  possibilita o incentivo institucional para que os magistrados participem de painéis, debates e lançamentos durante o encontro. Na ocasião também acontece o 5º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e Todas as Formas de Discriminação.

Conforme o edital, a seleção será feita pela Diretora da Escola Judicial, desembargadora Sayonara Grillo, com base na autodeclaração racial e na exposição de motivos apresentada no formulário. Terão prioridade pessoas autodeclaradas negras e integrantes do Subcomitê Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade. A decisão também observará a disponibilidade orçamentária.

A Escola disponibiliza formulários de inscrição e pedidos de diárias em sua página institucional para viabilizar a participação dos selecionados no evento nacional. O custeio segue regras específicas do edital e contempla despesas essenciais ao deslocamento.

A programação do Enajun reúne ministros dos tribunais superiores, magistrados, representantes do CNJ, CNMP e Enfam, além de profissionais de diversas áreas. O encontro, criado em 2017, apresenta debates sobre racismo, memória, fé, envelhecimento da população negra e experiências no Sistema de Justiça, além dos resultados do Mutirão de Julgamento e Impulsionamento de Processos com Ênfase na Temática Racial.

O evento contará com mesas conduzidas por integrantes da Justiça do Trabalho, incluindo painéis sobre racismo ambiental, questões geracionais e análises sobre processos relacionados à temática racial. Também será lançada a Rede Nacional de Coletivos Negros das Carreiras Jurídicas.

A Enfam coordena a realização do encontro e do fórum e disponibiliza informações adicionais pelos canais oficiais. A atividade ocorrerá das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h, no STJ.

Link para inscrição no custeio da Ejud1 (Edital 52):
https://www.trt1.jus.br/web/guest/escola-judicial/editais-para-docencia

Link para inscrição geral no evento:
https://educa.enfam.jus.br/inscricao-8o-encontro-nacional-de-juizas-e-juizes-negras-e-negros-e-o-5o-forum-nacional-de-juizas-e-juizes-contra-o-racismo-e-todas-as-formas-de-discriminacao 

Leia mais: Eventos de Juízas e Juízes Negros reúnem especialistas no TST para discutir história, memória e direitos

Em relato à revista Piauí, juíza Bárbara Ferrito narra sua trajetória de vida

Encontro de juízes negros celebra 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial