Notícias

Quarta edição do PopRuaJud leva atendimento jurídico e social ao Centro do Rio

Quarta edição do PopRuaJud leva atendimento jurídico e social ao Centro do Rio
Mutirão PopRuaJud 2024/TRT-1

 Ação será na área externa da Catedral Metropolitana,  de 26 a 28 de agosto, das 8h às 15h 

O Rio de Janeiro será palco da quarta edição do PopRuaJud, um mutirão interinstitucional voltado ao atendimento da população em situação de rua. O evento acontecerá entre os dias 26 e 28 de agosto, das 8h às 15h, na área externa da Catedral Metropolitana de São Sebastião, na Avenida República do Chile. Durante o mutirão, equipes de diversos órgãos públicos — incluindo o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) — e de instituições parceiras oferecerão atendimentos jurídicos, orientações trabalhistas e serviços de cidadania.

A desembargadora Carina Bicalho, integrante da Comissão de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do TRT-1, ressaltou a importância da preparação dos servidores que participam do mutirão. 

“Este ano, tivemos um curso de capacitação promovido pela Ejud1, com a parceria da Comissão de Atenção e Atendimento à população em situação de rua. Durante o treinamento, visitamos uma unidade de acolhimento do município do Rio e problematizamos várias questões que envolvem abordagem e acolhimento”, afirmou. Para ela, a formação aprimora a escuta das demandas desse público e qualifica os serviços prestados.

4350e93b 0585 4c36 b5d6 7c851aeadbe2

Magistradas no mutirão de 2025

Coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o evento conta com o apoio da Justiça Estadual, do BNDES, do Ministério Público Estadual e de diversas entidades públicas e privadas. O objetivo é simplificar o acesso à Justiça e ampliar as políticas de empregabilidade e garantia de direitos para pessoas em situação de rua.

As parcerias interinstitucionais foram apontadas como decisivas para o êxito do evento. “A proximidade que nós temos no ambiente do mutirão permite que o MPT tenha acesso à documentação dos trabalhadores, que podem ser já anexadas no momento do ajuizamento da reclamação. E o MPT e o Ministério do Trabalho também auxiliam na orientação trabalhista, melhorando a qualidade dos serviços”, explicou Bicalho. O trabalho conjunto possibilitou a assinatura de um acordo de cooperação com a Cáritas e o Projeto Ação Integrada para garantir  empregabilidade de pessoas em situação de rua.

Magistrados e servidores participam da iniciativa como voluntários. A expectativa é que cerca de 50 colaboradores do TRT-1 atuem nesta edição, ampliando o engajamento da instituição na atividade. “A participação de todos contribui para o engajamento na política voltada para atender e garantir o acesso à Justiça pela via dos direitos”, concluiu a desembargadora.

Leia mais: Cláudia de Abreu relembra ouro no vôlei de praia e integração dos Jogos Anamatra

Ao UOL, Daniela Muller alerta para uso indevido da recuperação judicial pelo agronegócio

TRT-1 capacita equipe para atender população em situação de rua