Notícias

Secretaria de Assistência Social do Rio fará webinário sobre 30 anos do ECA

Secretaria de Assistência Social do Rio fará webinário sobre 30 anos do ECA
Para comemorar os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), completados em 13 de julho, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) do Rio de Janeiro vai promover o webinário “30 anos do ECA: diálogos sobre direitos e condições”. O evento virtual será na quinta-feira (30), das 14h às 16h30, com transmissão pelo Facebook da SMASDH. A iniciativa é fruto da parceria da Secretaria com o Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do RJ, da qual a AMATRA1 é signatária, com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI-RJ) e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio).

O encontro tem como objetivo abordar os avanços e os desafios para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, além de debater sobre políticas públicas voltadas para a infância e para a juventude. Segundo relatório do Disque 100, esta parcela da população foi o maior alvo de violações de direitos humanos em 2019. Foram registrados 86.837 denúncias, equivalente a cerca de 55% do total.

Leia mais: Inscrições para aulas da AMATRA1 de Meditação das Rosas vão até terça (28)
Jusprev indica benefícios de adotar plano de previdência para toda a família
JT destina verba à Fiocruz para pesquisa de medicamentos contra Covid-19


A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Tia Ju, é uma das participantes do encontro. “Com a implementação do Estatuto, as crianças e adolescentes passaram a ser sujeitos de direitos resguardados por leis. O ECA representa esses cidadãos, independente de cor, origem, classe social, situação familiar e econômica. É nossa prioridade garantir a proteção e os direitos dessas pessoas”, afirmou.

Também vão debater no webinário Ebe Campinha, assistente social e professora da UFF; Silvana do Monte, presidente da CDCA (Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente) da OAB/RJ e integrante do Acordo de Cooperação; Daniel Mancebo, coordenador geral do Escritório de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados (SubPar); Maria América Reis, conselheira do CMDCA-Rio e presidente do CEDECA; e Patrick Pereira, coordenador do Grupo de Trabalho Participação e Protagonismo Juvenil do Acordo de Cooperação. A mediação será feita pelo coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da SMASDH, Deildo Jacinto dos Santos.

Webinário “30 anos do ECA: diálogos sobre direitos e condições”
Data: quinta-feira, 30 de julho de 2020
Horário: 14h às 16h30
Local: transmissão pelo Facebook da SMASDH