Notícias

20º Conamat aprova 11 teses de associados da AMATRA1

20º Conamat aprova 11 teses de associados da AMATRA1
Das 70 teses aprovadas no 20º Conamat (Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho), que aconteceu de 27 a 30 de abril, 11 foram elaboradas por associados da AMATRA1. Abordando temas de relevância para o Judiciário trabalhista, as propostas vão orientar a atuação da Anamatra junto aos órgãos sociais. A aprovação aconteceu na plenária final do Conamat, que reuniu 400 participantes em Ipojuca (PE).

Sob o tema geral do congresso – “Justiça do Trabalho e proteção social: contemporaneidade e futuro” –, as teses foram divididas em três diferentes comissões temáticas. Na primeira, “Desafios do Direito do Trabalho contemporâneo”, o presidente da AMATRA1, Ronaldo da Silva Callado; as diretoras Helen Marques Peixoto e Daniela Valle da Rocha Muller; e o associado João Renda Leal Fernandes abordaram temas como registro de ponto por exceção, seguro obrigatório para o trabalho terceirizado, aplicação da Reforma Trabalhista aos contratos de trabalho em curso e intervalos de amamentação.

O segundo subtema, “O trabalho da magistratura”, também contou com uma contribuição da diretora Daniela Muller, que propôs a promoção de atividades voltadas ao “enegrecimento” da história social do Direito e da Justiça do Trabalho. 

Leia mais: OIT e Unicef indicam proteção social das famílias para reduzir o trabalho infantil
Brasil registra 4 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes
Uberização do trabalho é tema de artigo do juiz Ronaldo Callado, no Jota

Já na última comissão, “Justiça do Trabalho de hoje e de amanhã”, as teses da 2ª diretora de Aposentados e Pensionistas, Marcia Cristina Teixeira Cardoso, e do associado Leonardo Saggese Fonseca tratam do incentivo à atuação dos aposentados nas Escolas Judiciais; da Mútua Anamatra; e da quitação do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho. As diretoras Áurea Regina de Souza Sampaio e Hellen Marques defenderam as teses feitas por Marcia Cristina e Leonardo Saggese, respectivamente.

Houve, ainda, duas teses de autoria da AMATRA1: uma individual, defendida pela magistrada aposentada Benimar Ramos de Medeiros Marins; e outra aglutinada, em parceria com a AMATRA X (DF/TO) e Terezinha Celia Kineipp Oliveira. As ideias defendiam o incentivo, inclusive financeiro, à participação dos aposentados no Conamat; e o estímulo à atuação voluntária na administração dos Tribunais e no Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).

As ementas dessas e todas as outras teses aprovadas no 20º Conamat estão disponíveis na íntegra, no portal do congresso. Clique aqui para acessar.

*Foto: Alessandro Dias/Erica França/Anamatra
Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais