10 de setembro de 2013 . 00:00

Amatra1 prestigia mostra sobre a CLT, no TRT/RJ

No dia 9 de setembro, data que, historicamente, marca a transferência da Justiça do Trabalho para o Poder Judiciário, a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, prestigiou a inauguração da mostra comemorativa itinerante "CLT 70 anos", no Centro Cultural do TRT/RJ. Iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parceria com o TRT/RJ, a exposição, aberta ao público externo, ficará em cartaz até o dia 13 (sexta), com horário de visitação das 10h às 17h.

Também compuseram o dispositivo de honra da abertura da mostra os desembargadores Carlos Alberto Araujo Drummond e Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, respectivamente, presidente e vice-presidente do TRT/RJ; e a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 1ª Região (MPT/RJ), Teresa Cristina d’Almeida Basteiro.

DISPOSITIVO DE HONRA
O presidente do TRT/RJ, desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, discursa na abertura da Mostra; ao lado (da esquerda para a direita), a procuradora-chefe do MPT/RJ, Teresa Cristina d’Almeida Basteiro; a desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, vice-presidente do TRT/RJ; e a presidente da Amatra1, juíza Áurea Sampaio 

O presidente do TRT/RJ ressaltou a escolha da data de inauguração da exposição, que coincide com a da publicação do Decreto-lei 9.797 de 1946, o qual transformou os Conselhos Regionais do Trabalho em Tribunais Regionais do Trabalho. Na prática, os órgãos da Justiça do Trabalho, até então subordinados ao Poder Executivo, passaram a funcionar na esfera do Poder Judiciário.

“A cada ano, pretendemos realizar um evento para lembrar essa data. No TRT/RJ, foi instituída uma comissão para que seja criado um Centro de Memória. Relembrar o passado é muito importante. Com esta exposição, já são cerca de 25 eventos relativos aos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho, que, com todo esse tempo de existência, ainda é tão jovem”, afirmou o desembargador Drummond.

Curadora da Mostra
A curadora da Mostra, Rosemary de Almeida, fala sobre o conteúdo da exposição, observada pelos integrantes do dispositivo de honra

Curadora da mostra, Rosemary de Almeida, da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST, entregou ao presidente do TRT/RJ o selo comemorativo dos 70 anos da CLT. “Esta exposição é o resultado de trabalho de pesquisa no acervo do Conselho Nacional do Trabalho (CNT), antecessor do TST. Nela, podemos conhecer as lutas, as greves e as conquistas dos trabalhadores brasileiros nas últimas décadas”, disse. Ela informou, ainda, que, paralelamente à exposição, a equipe do TST ministrará a um grupo de servidores do Regional fluminense curso sobre técnica de higienização e restauração de documentos.

Os inscritos no curso pertencem à Divisão de Gestão de Documentos (Diged) e à Seção de Gestão de Memorial (Secmei), setores do TRT/RJ que participaram ativamente da montagem da mostra. A equipe que ajudou a organizar a exposição é composta dos seguintes servidores: Ana Luiza Bordallo, Isabela Lorenzo, João Nunes, Edna Mendes, Marcelo Ferreira, Ana Cristina Fonseca, Daniela Palhares, Simone Ferreira e Lucia Mota. Colaboraram, ainda, Valéria Clementino, da Presidência, e Maurilio de Oliveira, da Seção de Gráfica (SECGRA).

Também estiveram presentes à abertura da Mostra o secretário estadual de Trabalho e Renda, Sergio Tavares Romay; o desembargador Luis Augusto Pimenta de Mello; o secretário-geral da Presidência, Luis Felipe Carrapatoso Peralta; o diretor da Secretaria-Geral Judiciária, Carlos Roberto Oliveira da Silva; além de diretores de Secretarias e chefes de unidades administrativas, entre outros servidores.

Ao final da cerimônia, todos assistiram a um vídeo, elaborado pela Comunicação Social do TST, sobre a evolução das relações trabalhistas no Brasil, desde a abolição da escravatura até os dias atuais.

A MOSTRA

No CCTRT/RJ, o público tem acesso a painéis, medalha e selo comemorativos aos 70 anos da CLT, além de fotografias, jornais históricos, processos antigos restaurados, material relativo à CLT publicado recentemente pela grande imprensa e exemplares do informativo "Labor", do Núcleo de Memória e Pesquisa da Coordenadoria de Gestão Documental do TST. O acervo pertence ao Conselho Nacional do Trabalho (CNT) e parte dele fica em exposição permanente no Memorial do TST, em Brasília.

Medalha e selo
O presidente do TRT/RJ, desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, recebeu o selo comemorativo pelos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho; ao lado, a medalha dos 70 anos da CLT

Uma linha do tempo, que reúne as principais conquistas trabalhistas, é um dos destaques da mostra. O primeiro registro da linha do tempo é a instalação, em 1930, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Também estão presentes no histórico a criação da carteira do trabalho, movimentos grevistas do início do século XX, o estabelecimento do salário mínimo, a criação da CLT em 1943, o posterior estabelecimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e as celebrações dos 40, 50 e 60 anos da Consolidação.

Mosaico

A trajetória da exposição itinerante se iniciou pelo TRT da 16ª Região (Maranhão), em julho. Os próximos Regionais a receberem a exposição serão os da 24ª (Mato Grosso do Sul), 10ª (Distrito Federal e Tocantins) e 9ª (Paraná) Regiões.

SERVIÇO – MOSTRA “CLT 70 ANOS”
Período:
 9 a 13 de setembro de 2013
Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 17h
Endereço: Centro Cultural do TRT/RJ - Av. Presidente Antônio Carlos, 251, Centro
Informações: pelos telefones (21) 2380-7258/7461 ou via e-mail: secmei@trtrio.gov.br

Alguns momentos da inauguração da mostra:

galeria público

galeria de paineis

 

:: Com informações da ascom do TRT/RJ

< VOLTAR