28 de agosto de 2013 . 00:00

CSJT - Je-JT e e-Gestão integrados geram mais justiça e cidadania, diz presidente do TST e do CSJT

 A justiça e a cidadania só têm a ganhar com a integração do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) e o e-Gestão. A afirmação foi feita pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, na abertura da reunião técnica de integração dos sistemas, realizada na manhã desta quarta-feira (28) no TST, em Brasília. O evento só terminará na manhã desta quinta-feira (29).

 
Magistrados e servidores da Justiça do Trabalho integrantes de grupos e comitês do PJe-JT e do e-Gestão participam da Reunião Técnica de Integração entre os sistemas. O objetivo é explicar aos participantes como será o relacionamento do tribunal, por meio dos sistemas, com a Corregedoria do TST. Há representantes de todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho participando do encontro. "A concentração de informações é imprescindível ao planejamento das ações da Justiça do Trabalho", defendeu o presidente do TST e do CSJT.
 
Para o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho, é importante que os dois sistemas se comuniquem. Por isso, ele pediu prioridade a todos os TRTs para que alimentem o e-Gestão com informações. "Daremos um retrato fiel da Justiça do Trabalho com esses dados", adiantou o ministro, que também esteve presente à abertura da reunião técnica.
 
Fotografia
Coordenador do Grupo de Especificação de Requisitos do Sistema PJe-JT de 2º Grau e Coordenador do Grupo de Trabalho para Integração do PJe-JT/e-Gestão, o desembargador Ricardo Antônio Mohallem afirmou que desde antes de Cristo já se faz levantamento de dados e informações para traçar uma fotografia da sociedade. "Atualmente, com a tecnologia e a internet batendo à nossa porta, nós temos obrigação de saber lidar com isso. Com base nesses dados é que a Justiça do Trabalho conseguirá mensurar suas necessidades", explicou.
 
Mohallem se referiu não apenas aos dados a respeito de decisões e ações judiciais, mas também sobre aspectos administrativos, sociais e culturais que circundam a Justiça do Trabalho. "Essa é uma fotografia da qual não podemos abrir mão", concluiu.
 
e-Gestão
O e-Gestão é uma ferramenta de gerenciamento e planejamento que busca proporcionar ao Tribunal Superior do Trabalho, à Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, aos Tribunais Regionais, às Corregedorias Regionais e aos magistrados informações atualizadas sobre a estrutura administrativa e os dados estatísticos da atividade judicante de 1º e 2º graus.
 
PJe-JT
Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) é o sistema de informática desenvolvido para a automação do Judiciário. Pelo sistema, é possível acompanhar o processo independentemente dele tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados ou na Justiça do Trabalho.
< VOLTAR