19 de dezembro de 2022 . 15:08

‘É momento grandioso para mim’, diz ministra Liana Chaib em posse no TST

Liana Chaib tomou posse como ministra em sessão solene no Tribunal Superior do Trabalho (TST), na última sexta-feira (16). A cerimônia ocorreu na sede do Tribunal, no Plenário Ministro Arnaldo Süssekind, em Brasília. Ela assumiu a vaga antes ocupada pelo ministro Renato de Lacerda Paiva, aposentado em setembro.

A nova ministra é oriunda do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22), no Piauí, onde era desembargadora. Com Liana Chaib, o TST passa a ter sete ministras mulheres. Durante a posse, ela declarou orgulho de suas origens. “Chego ao TST para representar não apenas o Nordeste, mas o Piauí, que tem um Tribunal do Trabalho muito operoso e que conseguiu o Selo Diamante do CNJ. Hoje é o coroamento de 32 anos de carreira. É um momento grandioso para mim. Espero poder contribuir aqui no TST com o meu trabalho.”

Leia mais AMATRA1 faz retrospectiva dos desafios e realizações de 2022

AMATRA1 prestigia lançamento de livro sobre Reforma Trabalhista na OAB

AMATRA1 firma convênio com brechó de roupas e brinquedos Só Kids

O presidente do TST, Lelio Bentes Corrêa, ressaltou a importância da posse de mais uma mulher no Tribunal. “A presença feminina na magistratura trabalhista vem ao encontro dos objetivos estratégicos do Poder Judiciário ao implementar o protocolo de julgamento com perspectiva de gênero. Já temos sete ministras aqui no TST, duas delas nordestinas, e esperamos que essa representatividade seja incrementada ainda mais no futuro.”

O presidente da Amatra-22 (PI), Francisco Washington Bandeira dos Santos Filho, comemorou o fato de, pela primeira vez, um integrante do TRT-22 ser indicado ao TST. “A Amatra-22 (PI) está muito feliz e orgulhosa com a indicação da desembargadora, nossa primeira ministra do TST oriunda do TRT-22.”

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), desembargador José Ribamar Oliveira, esteve na cerimônia, e declarou que a posse tem extrema relevância para o estado. “A ascensão da desembargadora Liana Chaib ao elevado cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho tem um imenso significado não somente por sua chegada ao degrau mais alto da sua carreira magistratural, posto que chegou por merecimento, mercê das suas qualidades intelectuais e profundo saber jurídico, mas tem também um grande relevo para o estado do Piauí, porquanto sua escolha coloca o nosso Estado em situação de destaque no cenário da administração da Justiça Nacional”, disse.

Trajetória

Liana Chaib ingressou na carreira em 1990, quando assumiu o cargo de juíza do Trabalho substituta e, em seguida, presidente da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento (atual Vara do Trabalho) de Teresina em dezembro de 1999. Foi promovida, por merecimento, a desembargadora do TRT da 22ª Região em dois mil e um, onde ocupou os cargos de vice-presidente, corregedora-regional e presidente. Presidiu o Tribunal Regional do Trabalho no Piauí por duas vezes, a última no biênio 2019-2020. Liana integra a Academia Piauiense de Letras Jurídicas e é doutora em Direito Constitucional. < VOLTAR