15 de julho de 2020 . 15:59

Filme ‘Um ato de esperança’ será tema da live cultural nesta sexta-feira (17)

A live cultural da AMATRA1 desta sexta-feira (17) vai debater o filme “Um Ato de Esperança”. Os magistrados Fabiano Luzes, do TRT-1, e Germana de Morelo, do TRT-17, são os debatedores do evento, que terá mediação da juíza Patrícia Lampert, diretora da associação. A transmissão será feita a partir das 17h, pelo YouTube e Facebook da AMATRA1. Para enviar comentários, basta se inscrever no canal do YouTube.

A juíza da Alta Corte Fiona Maye, interpretada por Emma Thompson, é a protagonista do longa-metragem. Na história, ela enfrenta dificuldades em sua vida pessoal, especialmente em seu casamento com Jack (Stanley Tucci). Ao mesmo tempo, precisa tomar uma das decisões mais difíceis de sua carreira: definir se um jovem com leucemia que rejeita o tratamento por motivos religiosos deve receber transfusões de sangue.  

É um filme sensível e impactante, avalia Germana. “Falar sobre a vida da juíza Fiona Maye nos faz refletir sobre a nossa responsabilidade em uma sociedade que se quer livre, justa e solidária, cujas decisões devem atentar para a centralidade da vida humana em todas as suas dimensões. Afinal, para que servem as juízas e juízes?”, questiona.

Leia mais: Em campanha, Frentas mostra atuação da Justiça e do MP na pandemia
Por pandemia da Covid-19, Semana Nacional da Aprendizagem é adiada
Leandro Diaz cantou clássicos do samba em live musical da AMATRA1


Fabiano ressalta que a obra proporciona reflexões sobre muitas questões, como o fato de os juízes muitas vezes preterirem a vida particular em função do trabalho, por exemplo. “O filme também destaca que, apesar de nosso trabalho ser a resolução de questões de terceiros, muitas vezes temos dificuldades para solucionar as nossas pessoais.”

As dualidades com as quais magistrados se deparam no cotidiano e que não se resumem ao julgamento dos conflitos dos processos são abordados na produção, indica a diretora da AMATRA1 Patrícia Lampert.

“A abordagem da narrativa por meio de sua protagonista, uma juíza da Alta Corte britânica, retrata os bastidores e a construção do processo decisório, passando por dilemas éticos, pessoais e ideológicos e a constante busca do equilíbrio entre a lógica da aplicação da lei e o olhar interessado no outro”, afirma.

“Um Ato de Esperança”, de 2017, está disponível no Now e no TelecinePlay.

Live cultural da AMATRA1
Data: sexta-feira, 17 de julho de 2020
Horário: 17h
Local: YouTube e Facebook da associação < VOLTAR