29 de agosto de 2013 . 00:00

Getrin comemora tradução da Enciclopédia da OIT e sucesso de ação no interior fluminense

 

Já está nas mãos dos integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) o Memorando de Entendimento que firma a parceria entre o Grupo e o escritório internacional da OIT, para tradução, para a língua portuguesa, da Enciclopédia do Trabalho da OIT. O documento foi apresentado na reunião realizada no dia 28 de agosto, no salão nobre do TRT/RJ. 

Para Maria Christina Menezes, da Setrab, o trabalho de tradução será de grande valia para expansão das ações de prevenção de acidentes de trabalho que vem sendo realizadas pelo Getrin, desde a sua criação, há dois anos. A expectativa agora é que, em breve, o trabalho de tradução seja concluído. 

Em outro momento, Gisele Daflon, representante do MTE-RJ, expôs o resultado da participação do Getrin no Programa de Gestão em Segurança e Saúde na Indústria de Rochas Ornamentais, realizado em Santo Antônio de Pádua, ao longo do primeiro semestre. Aconteceu uma série de eventos, com o objetivo de analisar os riscos que os trabalhadores desta área sofrem na atividade laboral, e realizadas ações pontuais junto aos empregadores e ao Estado. O Grupo comemorou a adesão dos envolvidos, que desenvolveram medidas coletivas para resolução dos problemas. 

Mediante o sucesso destas intervenções, o Getrin decidiu iniciar um estudo para implementar nova organização no trabalho dos postos de trabalho dos rachadores de lajotinhas, iniciativa ainda em planejamento.

 A reunião também serviu par agendamento da visitação aos estaleiros Brasfels, de Angra dos Reis, e Paraguaçu, de Niterói, para realização de um ato público de prevenção a acidentes de trabalho, com a distribuição do Caderno SMS, lançado pelo Grupo, em 2012. As visitas serão realizadas em setembro. 

O reconhecimento do trabalho realizado pelo Getrin foi enaltecido por Maria Christina ao anunciar que representantes da Previdência Social a procuraram para convidar o Getrin a participar de um trabalho de reabilitação profissional, com o intuito de aumentar a empregabilidade dos portadores de necessidades especiais. Na próxima reunião do Grupo, será feita uma apresentação desse trabalho. 

Fechando os trabalhos, a desembargadora Maria das Graças Paranhos, vice-presidente do Tribunal, lembrou a todos da realização do Seminário Internacional  de Prevenção de Acidentes de Trabalho, organizado pelo TST, que acontecerá no período de 18 a 20 de setembro, em Brasília. 

Também participaram da reunião: a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio; a desembargadora aposentada, Maria José Aguiar; o representante do MTE-RJ, Narciso Guedes; os representantes da Coordenadoria de Disseminação da Segurança do Trabalho e de Responsabilidade socioambiental do Tribunal, Cláudio Barata e Leonardo Santiago; os representantes da Fundacentro Jorge Teixeira, Renata Schneider e Maria Christina Félix; e o médico e perito policial, Claude Jacques

 

 

 

< VOLTAR