O TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região) obteve seu melhor desempenho no Ranking da Transparência do Poder Judiciário, com 100,62% na avaliação de 2024. O resultado coloca o regional fluminense entre os 11 tribunais que obtiveram a pontuação máxima nesta edição do ranking.
O destaque do TRT-1 foi alcançado não apenas pelo cumprimento de 98,62% dos itens avaliados, mas também pela organização e facilidade de acesso às informações, fatores que lhe garantiram uma pontuação extra, superando os 100%.
A avaliação anual, estabelecida pela Resolução CNJ 260/2018, visa estimular os órgãos da Justiça a disponibilizarem informações de forma mais clara e acessível à sociedade.
Na edição de 2024, 93 dos 94 órgãos da Justiça atingiram mais de 90% de cumprimento dos itens avaliados, distribuídos em dez temas compostos por 86 perguntas.
Entre os critérios analisados estão a publicação de resultados do Planejamento Estratégico Institucional, atos normativos e dados gerais para acompanhamento de programas e projetos.
O resultado, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi apresentado na 2ª Reunião Preparatória do 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizada em Brasília.
A pontuação do Tribunal da 1ª Região no Ranking da Transparência tem reflexo direto no Prêmio CNJ de Qualidade. Na premiação, que considera a conformidade dos tribunais com ações em prol da transparência, o órgão deve alcançar a pontuação máxima.
O TRT-1 também aparece com destaque no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), com resultado de 100% no Relatório Justiça em Números 2024, o que indica significativa melhora em relação ao índice de 87% registrado em 2022.
O Ranking da Transparência do Poder Judiciário, em sua sétima edição, é uma ferramenta para avaliação e promoção da transparência nos órgãos de Justiça, que assegura o acesso a informações essenciais pelo público e reforça o compromisso da Justiça com a prestação de contas.
Com informações do TRT-1 - Foto de capa: Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1).
Leia mais: Inscrição na Semana da Execução Trabalhista termina na sexta-feira (30)
EMATRA1 terá curso sobre práticas em audiências trabalhistas em setembro
Novos juízes do TRT-1 assumem compromisso com a Justiça Social