09 de dezembro de 2021 . 13:24

Anamatra cria Comissão LGBTQIAP+ para apoiar a diversidade na magistratura

A Anamatra aprovou, nesta quarta-feira, a criação da Comissão LGBTQIAP+, demanda que foi levada à associação nacional pelo presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado. O objetivo é sensibilizar a Magistratura e a administração dos Tribunais sobre a existência de juízes e desembargadores pertencentes à comunidade, e incentivar a implementação de políticas públicas e institucionais de apoio à diversidade e combate à discriminação. A aprovação aconteceu no último Conselho de Representantes de 2021. Ronaldo e a 2ª vice-presidente, Mônica Cardoso, representaram a AMATRA1 na reunião, que foi conduzida pelo presidente da Anamatra, Luiz Colussi.

“A Comissão Anamatra LGBTQIAP+ constitui-se em um grupo associativo e de assessoramento da direção da associação nacional, com a finalidade de oferecer visibilidade e representatividade às questões relacionadas à diversidade sexual e ao combate à discriminação institucional”, afirmou o magistrado.

Leia mais: AMATRA1 firma convênio com empresa de assistência à saúde em domicílio
Justiça do Trabalho determina que Petrobras pague exames de empregados
AMATRA1 entrega placas e certificados às escolas do Programa TJC

A Anamatra é a primeira entidade representativa de âmbito nacional a fundar uma comissão para discutir as questões institucionais relacionadas ao grupo identitário. Entre os motivos que fundamentam a criação estão os desafios enfrentados pela população LGBTQIAP+, como os ataques em redes sociais, a violência familiar, os altos índices de mortes – especialmente de pessoas transexuais –, o preconceito e a ausência de cultura organizacional. 

Eventos, debates, cursos de formação, artigos e obras com dados estatísticos serão promovidos pela Comissão para combater discriminação e demais formas de violência contra pessoas LGBTQIAP+ e gerar reflexão e pensamento crítico a respeito da diversidade, rompendo estigmas, mitos e preconceitos. O grupo também vai assessorar a Diretoria da Anamatra para assegurar a efetiva e democrática participação dos magistrados LGBTQIAP+, assim como acompanhar projetos de lei que tratem os direitos dessa população, com recorte especial na Magistratura.

Dirigentes das Amatras participaram do último Conselho de Representantes de 2021

Encontro abordou ações feitas em 2021 e perspectivas para 2022

Com representantes das Amatras de diferentes regiões do país, o encontrou também fez um balanço das ações promovidas pela Anamatra em 2021, e elaborou perspectivas para o próximo ano, para todas as áreas abrangidas pelas diretorias. “A presença de todas e de todos nós aqui é importante, pois nos agrega e fortalece os nossos laços associativos”, afirmou Colussi aos dirigentes.

Os magistrados conversaram, entre outros temas, sobre a estruturação da Justiça do Trabalho; projetos legislativos relacionados à Magistratura; atuação da Comissão Anamatra Mulheres; e eventos que serão promovidos pela associação no ano que vem. Neste último tópico, ficou definida a data para a 13ª edição dos Jogos Nacionais da Anamatra: será de 11 a 15 de novembro de 2022, para os associados da Anamatra e seus familiares.

Última reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal

Ronaldo Callado, que é diretor administrativo da Anamatra, também participou da última reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal da entidade, na terça-feira (7). Além dos temas a respeito da atuação da Anamatra em 2021, os magistrados debateram no encontro os objetivos futuros.

Estiveram em pauta os objetivos do curso sobre julgamento na perspectiva de gênero, elaborado pela Comissão Anamatra Mulheres, e  os detalhes do 20º Conamat (Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) e da Jornada de Tecnologia e Direito do Trabalho, em parceria com a Ejud 5 (BA).

*Fotos: Anamatra < VOLTAR