07 de julho de 2020 . 13:14

AMATRA1 vai promover live musical de samba, no sábado (11)

Neste sábado (11), a AMATRA1 vai promover uma noite de bate-papo e samba a partir das 19h. Os magistrados Mário Sérgio Medeiros Pinheiro e Fernando Resende Guimarães, diretor da associação, vão conversar com o cantor e instrumentista Leandro Diaz. A transmissão será pelo YouTube e Facebook da AMATRA1. Para enviar comentários, basta se inscrever no canal do YouTube.

O objetivo é oferecer um momento de lazer e integração entre os associados, suas famílias e todos que prestigiarem a live, afirmaram as diretoras sociais da AMATRA1 Lívia Fanaia Furtado Siciliano, Bianca da Rocha Dalla Vedova e Laís Ribeiro de Sousa Bezerra, organizadoras do evento.

“A pandemia, e o isolamento que dela decorre, impossibilita o convívio físico com amigos e colegas, mas igualmente permite a inovação nas formas de socialização, entretenimento e conexão entre as pessoas. O samba é identidade no Rio de Janeiro, e um gênero musical que agrada grande parte dos nossos associados, além de ser popular e alegre. Mas nada impede que outras lives, com gêneros musicais diversos, sejam promovidas. A música é uma fonte de lazer democrática e universal, sendo a brasileira uma das mais ricas e diversificadas no mundo”, disseram.

O desembargador Mário Sérgio Pinheiro adiantou que a proposta é a de um bate-papo informal sobre samba e também sobre Carnaval, com interação dos participantes e dos espectadores. Os comentários poderão ser enviados durante a transmissão, pelo YouTube e pelo Facebook.

Leia mais: Site da AMATRA1 cresce na pandemia e multiplica audiência em 2020
TRT-1 disponibiliza apostila do curso ‘Audiência Telepresencial Acessível’
Live da AMATRA1 discute condições de trabalhadores que fazem jeans em PE

“O termo diáspora tem a ver com dispersão e refere-se ao deslocamento, forçado ou não, de um povo pelo mundo. Segundo Luiz Antônio Simas, ‘o samba é um ritmo, um gênero musical e coreográfico, mas também é um fato social completo’. Para ele, o samba é resultado da diáspora dos africanos e ‘toda diáspora é um fator de desagregação, mas toda cultura da diáspora é de reconstrução desses laços’. Que passada a pandemia, o samba sirva para ajudar a tecer os novos laços para a construção de uma cultura agregação que gere uma sociedade melhor”, afirmou Mário Sérgio.

A impossibilidade de uma confraternização presencial entre os associados devido a pandemia da Covid-19 motivou a realização do evento virtual, disse o juiz Fernando Resende.

“Vamos cantar, prosear e matar um pouco as saudades e as distâncias impostas pela pandemia. O músico, sambista e vocalista do grupo Galocantô, Leandro Diaz, é o grande convidado da noite e irá nos brindar com um repertório de sambas especiais. A ideia é termos um bloco com sambas que remetam à temática das relações de trabalho, outro com pedidos do público e, pra fechar, composições que falem de esperança, renascimento e alegria.”

Atualmente integrante do grupo musical Galocantô, Leandro Diaz iniciou na música aos 14 anos, estudando cavaco. Fez parte do grupo Batuque na Cozinha, trabalhando com Arlindo Cruz, Rogê, Gabriel Moura e Luiz Carlos da Vila. Também compôs banda de Tunico Ferreira, fazendo shows com Dona Ivone Lara, Monarco, Fafá de Belém, Martinho da Vila e Mart'nália.

Para a live, Leandro contou que fazem parte do possível repertório canções de grandes nomes da música brasileira, como Cartola, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão. “Vamos fazer um bate-papo bem descontraído, falando sobre alguns sambas e tocando 10 músicas também.” < VOLTAR