13 de março de 2024 . 13:54

Juiz atualiza ‘O Mito EUA - um país sem direitos trabalhistas?’

A terceira edição de "O Mito EUA - um país sem direitos trabalhistas?", livro do juiz do Trabalho João Renda Leal Fernandes, será publicada pela Editora Juspodivm, com uma atualização abrangente de questões relacionadas ao Direito do Trabalho nos Estados Unidos. 

Associado da AMATRA1, o autor diz que “a obra é um estudo eminentemente técnico de Direito Comparado”, com análises dos “institutos trabalhistas e a forma de resolução de conflitos trabalhistas nos Estados Unidos”.

O juiz acrescenta que, com a nova edição, tenta “desmistificar algumas visões bastante falaciosas, equivocadas ou deturpadas que têm sido reiteradamente reproduzidas no cenário brasileiro”. 

O livro tem como base a pesquisa do autor na Universidade de Harvard e a dissertação de mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O autor pretende participar de eventos e fazer palestras para lançar a terceira edição. Ele estará no 21º Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), de 1º a 4 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), e planeja promover encontros no Rio e em São Paulo.

A nova edição inclui recentes decisões da Suprema Corte dos EUA, atualiza  dados, comenta restrições ao direito de greve e aborda a questão do salário mínimo.

O trabalho foi originalmente apresentado como dissertação de mestrado. Para escrevê-lo, Renda esteve de fevereiro de 2019 a junho de 2020 na Faculdade de Direito de Harvard, como pesquisador visitante.

A primeira edição foi publicada em 2021. Como as quatro tiragens se esgotaram, a editora convidou o autor a preparar a segunda edição, atualizada em 2022 com cinco capítulos, conclusões e um glossário inglês-português de termos jurídico-trabalhistas. 

O livro já está em pré-venda no site da editora JusPodivm. Leia algumas páginas da obra pelo link

Foto: Capa do livro.

Leia mais: Desembargador Valmir de Araújo Carvalho se aposenta no TRT-1

AMATRA1 celebra a importância do Dia Internacional da Mulher

Saiba mais sobre Anna Acker, primeira presidenta da AMATRA1 < VOLTAR