02 de abril de 2024 . 17:04

TRT-1 empossa três magistrados associados da AMATRA1

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) empossou administrativamente os juízes do Trabalho José Dantas Diniz Neto (à esquerda), Helen Marques Peixoto, Felipe Bernardes Rodrigues e Fabrícia Aurélia Lima Rezende (à direita), nesta terça-feira (2). A presidenta da AMATRA1, Daniela Muller, expressou sua satisfação e destacou a importância deste momento para a Associação. 

“Foi uma luta histórica da AMATRA1, que a promoção por merecimento tivesse critérios claros, objetivos, para que os promovidos saibam exatamente o que está sendo avaliado. Também foi uma luta para que a remoção tivesse um procedimento transparente, objetivo, que hoje em dia já está estabelecido no Tribunal”, ressaltou ela, que esteve na solenidade. 

A cerimônia foi conduzida pelo desembargador Cesar Marques Carvalho, presidente do TRT-1. Os juízes José Dantas Diniz Neto, Helen Marques Peixoto e Felipe Bernardes Rodrigues são associados da AMATRA1. 

Felipe Bernardes Rodrigues

A promoção do juiz Felipe Bernardes ocorreu pelo critério de merecimento em razão da aposentadoria da magistrada Mônica de Almeida Rodrigues. Ele agora é juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Macaé. Integrante do Conselho Editorial da AMATRA1, Bernardes compartilhou sua jornada como juiz substituto e destacou os desafios e as experiências adquiridas até a promoção.

“Foram 11 anos como juiz substituto. Passei muitas varas da capital, do interior e depois fiquei na Baixada Fluminense direto. Agora é uma nova fase, um novo desafio. Vou para Macaé. Estou motivado para prestar o melhor trabalho possível e me dedicar ao máximo”, disse.

Fabrícia Aurélia Lima Rezende

A juíza Fabrícia Lima expressou alegria diante da nova fase que se inicia na carreira. Ela encara a mudança como oportunidade de uma nova vida e novos desafios. A pedido, ela deixa a 34ª Vara do Rio e vai para a 2ª Vara de Nova Iguaçu.

“Estou bastante ansiosa e muito feliz. Tive muitas informações excelentes da jurisdição de Nova Iguaçu. Barra do Piraí, para mim, foi um dos melhores lugares em que trabalhei. Mas agora é uma nova etapa. Minha expectativa é dar continuidade ao grande trabalho que o colega José Dantas fez por lá”, afirmou a juíza do Trabalho.

José Dantas Diniz Neto

O juiz José Dantas demonstrou entusiasmo em retornar à comarca onde atuou por nove anos como juiz substituto. O 2º diretor financeiro da AMATRA1 diz estar ansioso para contribuir com a Justiça na nova função. A pedido, ele troca a 4ª Vara de Nova Iguaçu pela 34ª Vara do Rio. 

Novo Iguaçu vai deixar excelentes registros, porque lá encontrei uma equipe de trabalho especialíssima e, também, uma advocacia muito exemplar, muito comprometida com a resolução adequada dos conflitos. Estou muito ansioso e com muita vontade de poder contribuir para a melhoria da prestação judicial na 34ª Vara do Rio”, disse. 

Helen Marques Peixoto

A juíza Helen Peixoto revelou o desejo de retornar à cidade natal, Nova Friburgo. Para ela, a volta representa a realização de um sonho. A magistrada disse que espera compartilhar essa alegria com todos no município.

O Tribunal me acolheu e me deu muitos presentes. Nasci em Friburgo e sempre acalentava o desejo de voltar para lá. Acho que a palavra é empolgante. Com mais empolgação no dia a dia, nas audiências, nas relações com os servidores, na atividade jurisdicional mesmo. Espero encontrar em Friburgo uma possibilidade de exercer o meu papel de juíza e de gestora da unidade”, afirmou a 1ª diretora cultural da AMATRA1. 

Foto de capa: Presidenta da AMATRA 1 com os juízes empossados e o presidente do TRT-1, Cesar Marques Carvalho. 

Leia mais: Presidenta aponta desvalorização da mulher no mercado de trabalho

Desafios e direitos das famílias atípicas no trabalho

TST reduz jornada de mãe de autistas sem perda salarial < VOLTAR