23 de janeiro de 2023 . 17:01

AMATRA1 comemora 60 anos em maio e promoverá várias ações em 2023

Fundada em 21 de maio de 1963, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (AMATRA1) – a segunda, dentre as AMATRAs, a ser criada – vai completar 60 anos e prevê uma série de ações para 2023, começando pela realização de um evento em sua sede, no Centro do Rio de Janeiro, em data próxima ao aniversário da associação.

“Por ocasião do evento, em maio, faremos a aposição de uma placa comemorativa de 60 anos; um jantar, no mês de junho; uma atualização virtual do livro que conta a história da AMATRA1; uma edição especial da nossa revista, No Mérito, e a realização dos Jogos Nacionais da Anamatra aqui no Rio de Janeiro”, disse o presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado. 

Leia mais: Justiça cria grupo para propor programa contra o trabalho escravo

Artigo de diretora da AMATRA1 é tema no vestibular da UFRGS

Enamat e Programa Trabalho Seguro buscam artigos para obra coletiva

A 14ª edição dos Jogos Nacionais da Anamatra será no feriado de 2 de novembro e uma oportunidade de celebrar os 60 anos com colegas de outras regiões. “Candidatei a AMATRA1 para sediar os jogos deste ano e fomos escolhidos por aclamação. A última vez que sediamos os jogos havia sido em 2008. Espero que todos os colegas participem”, incentivou Callado. 

“Sinto uma responsabilidade muito grande por estar à frente desta associação pela segunda vez, agora com um pouco mais de experiência, mas com o mesmo senso de responsabilidade, sempre na busca de melhores condições para os associados e associadas da 1ª Região.”

A importância do associativismo

“Fazer parte da AMATRA1 e poder contar com uma assessoria jurídica de excelência é importantíssimo. Especialmente agora, quando vivemos um momento de redução progressiva de direitos”, refletiu Callado. 

“O associativismo é extremamente importante para os desafios do futuro, dos quais se destacam a autonomia do juiz na elaboração da sua rotina de trabalho e da pauta de audiências, bem como questões relativas à aposentadoria e migração de regime previdenciário e, finalmente, atualização do valor dos subsídios e o pagamento de passivos”, concluiu. 

Um olhar para a sociedade 

A AMATRA1, a par de defender os interesses de magistradas e magistrados da Justiça do Trabalho, também se preocupa com questões que afetam a sociedade, como a defesa do estado democrático de direito. Além disso, estimula e participa do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” e “Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil – Rio de Janeiro, RJ”. Com isso, destaca a importância da Justiça Laboral e contribui com a eliminação de diversas formas de exploração no mundo do trabalho.

A AMATRA1 teve origem no final dos anos 50, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital federal. Um grupo de juízes do Trabalho se uniu para aprovar, junto à Câmara dos Deputados, um projeto de lei que previa o aumento de salário da categoria, cuja remuneração, à época, era mais baixa do que a de outros cargos semelhantes. 

Esse grupo de magistrados era composto por Lyad Sebastião Guimarães de Almeida, Feliciano Mathias Netto, Hugo Ferreira da Cunha, Tarcísio Meireles Padilha, Geraldo Otávio Guimarães, José Fiorencio Júnior e Délio Maranhão. 

Após a consecução daquele objetivo inicial – conseguir o aumento salarial, que precisou voltar a ser negociado em 1961 – constatou-se a necessidade de se criar uma associação específica para defender os interesses dos magistrados da Justiça do Trabalho, dando origem à AMATRA1, fundada em 1963. < VOLTAR