Notícias

Ana Maria Soares fortalece atuação no Carnaval e amplia projeto social na Estácio de Sá

Curso de adereços financiado por magistrada aposentada passa a integrar fantasias e carros alegóricos da escola no desfile de 2025

A juíza aposentada Ana Maria Soares consolidou, no Carnaval de 2025, sua atuação nos bastidores da Escola de Samba Estácio de Sá ao ampliar o curso de formação de aderecistas que financia com recursos próprios. A iniciativa permitiu que moradores da comunidade do São Carlos, no Estácio, participassem diretamente da confecção de adereços das fantasias e, pela primeira vez, também dos carros alegóricos do desfile deste ano. Este ano o enredo que homenageia Tata Tancredo, figura histórica ligada à origem da escola e da Umbanda no Rio de Janeiro.

Criado após sua aposentadoria do TRT-1, o projeto passou a ocupar papel central na preparação do Carnaval da Estácio e ampliou a inserção dos alunos nas diferentes etapas da produção.

Idealizado a partir da aproximação de Ana Maria com a Estácio de Sá, o curso de adereços este ano adotou um novo método de trabalho em 2025. Segundo a magistrada, a reorganização do cronograma permitiu a entrega antecipada das fantasias, o que abriu espaço para alunos passarem a atuar também no barracão da escola. “Como acabaram as fantasias mais cedo, os alunos estão trabalhando nas alegorias, os carros alegóricos”, afirmou.

Localizado nas imediações da quadra da Estácio, o barracão concentra a montagem e finalização dos carros que desfilam na Marquês de Sapucaí. A entrada dos alunos nesse espaço representou uma ampliação do escopo do projeto, que até então se restringia ao ateliê responsável pelos adereços das fantasias. Em 2025, os elementos produzidos pelos participantes passaram a compor também as alegorias.

O projeto garante o pagamento dos professores e bolsas aos alunos, custeados por Ana Maria, enquanto equipes terceirizadas mantidas pela escola são responsáveis pelo corte e costura das fantasias. Mesmo morando em Penedo, no interior do estado, a magistrada acompanha as atividades regularmente, visitando a quadra, o ateliê e o barracão. “Patrocino tanto os professores quanto os alunos”, disse.

A ampliação da atuação resultou de aprendizados do Carnaval anterior, quando dificuldades no cronograma impactaram parte da produção. Para este ano, a mudança na organização do trabalho permitiu que a escola chegasse à fase final com grande parte do Carnaval concluída.

No desfile de 2025, a Estácio de Sá levará à avenida um enredo em homenagem a Tata Tancredo, fundador da Umbanda no Rio de Janeiro e personagem histórico ligado ao Morro de São Carlos, comunidade que deu origem à escola. A escolha reforça a relação entre a agremiação e o território, formado majoritariamente por moradores da região, muitos com décadas de participação na Estácio.

A trajetória de Ana Maria na Justiça do Trabalho influenciou sua aproximação com iniciativas comunitárias. Aposentada desde 2022, após mais de 40 anos de atuação na magistratura, ela ocupou cargos como vice-corregedora e vice-presidente do TRT-1 e presidiu comissão de enfrentamento do trabalho em condições análogas à escravidão.

Integrante do conselho da Estácio de Sá, Ana Maria tem presença confirmada no desfile de 2026, atuando novamente nos bastidores e desfilando com a camiseta institucional. “O que eu gosto é do bastidor”, afirmou. A participação no Carnaval representa, segundo ela, a continuidade de um trabalho desenvolvido em conjunto com a comunidade do São Carlos e integrado à estrutura produtiva da escola.

Leia mais: Entre a Sapucaí e os tribunais, Luciana Neves reflete sobre o Carnaval

Paixão pelo carnaval: Astrid Britto canta no coral do bloco Sargento Pimenta

Magistradas da AMATRA1: mulheres protagonistas na Justiça do Trabalho

Notícias

Assembleia aprova prestação de contas e regulamenta indicações ao TRT-1

Reunião virtual convocada por Rafael Pazos delibera contas, composição da Comissão de Prerrogativas e nova resolução interna

A primeira Assembleia Geral Extraordinária da AMATRA1 de 2026 aprovou, por unanimidade, a prestação de contas de 2025, as indicações para a Comissão de Prerrogativas e a minuta de resolução com regras para escolher representantes da entidade nos colegiados temáticos do TRT-1. O encontro telepresencial desta terça-feira (10) foi convocado pelo presidente Rafael Pazos e reuniu 41 associados.

Além de atestar a regularidade das contas, o plenário também chancelou, sem divergências, os nomes do juiz Victor Teixeira Barreto da Silva, da juíza Patricia Lampert Gomes Ribas e da desembargadora Marcia Regina Leal Campos para integrar a Comissão de Prerrogativas, órgão responsável por matérias relacionadas às garantias institucionais da magistratura associada.

No mesmo ato, os participantes validaram a minuta de resolução que disciplina o processo de indicação de representantes da AMATRA1 para os colegiados temáticos do TRT1. O texto estabelece parâmetros formais de atuação institucional.  

A convocação observou o Estatuto da associação, que admite a realização de assembleias em formato telepresencial, modalidade incorporada ao regramento interno ao final da gestão anterior. O edital ficou disponível na área restrita do site e foi encaminhado aos associados com as informações de acesso.

A pauta incluiu ainda o encaminhamento dos trabalhos da comissão constituída na AGE anterior para tratar das indicações da entidade a comitês, mantendo a discussão sobre a organização da representação institucional.

Leia mais: Ejud1 abre inscrições para Programa de Visitas Institucionais na Espanha em 2026

TRT-1 homologa acordo em execução fiscal e suspende leilão do Pavilhão de São Cristóvão

Diretoria da AMATRA1 se reúne com a Presidência e Corregedoria do TRT-1

Notícias

AMATRA1 participa da posse da nova diretoria da AMAERJ

Rafael Pazos e Karime Simão representam a entidade e apontam avanço no diálogo institucional entre as associações

A AMATRA1 integrou o conjunto de lideranças da magistratura que acompanharam, na segunda-feira (9), a posse da nova diretoria da AMAERJ, no Tribunal de Justiça. O presidente Rafael Pazos, ao lado da 2ª vice-presidenta Karime Simão, representou a entidade e destacou que a aproximação entre as associações busca fortalecer a atuação da magistratura do Rio. O evento reuniu dirigentes da AMB, presidentes de associações estaduais e representantes de entidades do sistema de Justiça. Durante a solenidade, a presidenta empossada, Eunice Haddad, defendeu a união como eixo de atuação institucional.

Rafael Pazos ressaltou a importância de ampliar o diálogo entre as duas entidades. Segundo o magistrado, “a AMATRA e a AMAERJ  estão estreitando as relações institucionais, visando o  amplo diálogo para  a melhoria das condições de toda a magistratura fluminense”.

Lideranças_da_AMB_e_de_associações_estaduais_participam_da_cerimônia_de_posse_da_AMAERJ.jpg

Lideranças da AMB e de associações estaduais participam da cerimônia de posse da AMAERJ/AMAERJ

A cerimônia reuniu a presidente da AMB, Vanessa Mateus, e os vice-presidentes Carlos Alberto Martins Filho, Cristiano Vilhalba, Marcel Ferreira dos Santos, Mario José Esbalqueiro Jr., Rosimere das Graças do Couto e Bruno Perusso, coordenador da Justiça do Trabalho. O comparecimento das lideranças nacionais marcou o caráter institucional do ato.

O evento também agregou presidentes de associações estaduais, entre eles Antônio Rafael Wanderley Casado (ALMAGIS), Daniel Neves Pereira (AJURIS), Eldsamir Mascarenhas (AMAB), Eliezer Mattos Scherrer Júnior (AMAGES), Marcelo Lima de Oliveira (AMARR), Thiago Massad (APAMAGIS) e Rafael Pazos (AMATRA1).

A cerimônia contou ainda com a presença dos ex-presidentes da Amaerj, como Claudio dell’Orto — atual diretor-geral da Emerj — e Felipe Gonçalves, além de presidentes de outras entidades do sistema de Justiça: Cristina Francesconi (APERJ), Cláudio Henrique Viana (AMPERJ), Rômulo Souza de Araújo (ADPERJ), Rita Cortez (IAB) e Débora Valle de Brito (AJUFERJES).

Em seu discurso de posse, Eunice Haddad afirmou que a unidade entre as associações sustenta a missão institucional da magistratura e reforçou que o diálogo orientará a atuação da nova diretoria.

Confira os dirigentes da AMAERJ no biênio 2026-2027:

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidenta: Eunice Bitencourt Haddad
1º vice-presidente: Marco Aurélio Bezerra de Melo
2º vice-presidenta: Ana Beatriz Mendes Estrella
1º secretário: Richard Robert Fairclough
2º secretário: Luiz Alfredo Carvalho Junior
1º tesoureira: Márcia Alves Succi
2º tesoureiro: Rita de Cássia Vergette Correia Aidar

Diretores adjuntos:
Fabiano Reis dos Santos
Isabela Lobão dos Santos
Marco Aurélio dos Santos Fróes
Milena Angélica Drumond Morais Diz
Mirian Tereza Castro Neves Souza Lima
Rubens Soares Sá Viana Junior

CONSELHO DELIBERATIVO E FISCAL

Presidenta: Katya Maria de Paula Menezes Monnerat
Vice-presidenta: Ana Paula Nicolau Cabo
Secretária: Juliana Bessa Ferraz Krykhtine

Membros efetivos:
Alessandra Ferreira Mattos Aleixo
Antonio Aurélio Abi Ramia Duarte
Denise de Araújo Capiberibe
Felipe Pinelli Pedalino Costa
Gustavo Henrique Nascimento Silva
José Alfredo Soares Savedra
Luciana da Cunha Martins Oliveira
Ricardo Pinheiro Machado

Membros suplentes:
Camilla Prado
Luiz Umpierre de Mello Serra
Paulo Roberto Campos Fragoso
Renata Palheiro Mendes de Almeida
Vanessa de Oliveira Cavalieri

Com informações do AMAERJ

Leia mais: Rafael Pazos participa de reunião com Fachin em defesa das prerrogativas da magistratura

AMATRA1 defende Constituição e democracia em ato público no Rio

AMATRA1 participa de ato em defesa da Justiça do Trabalho

Últimas notícias

Sobre a Amatra 1

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região - Amatra1
é uma entidade de natureza civil, sem fins lucrativos, e atua na defesa dos direitos
e interesses dos magistrados trabalhistas ativos e aposentados do Rio de Janeiro.

Trabalho, justiça e cidadania
Acordo de cooperação para combate ao trabalho infantil